O impacto da IA na sociedade

O impacto da IA na sociedade
27 nov 2019

Nas empresas nacionais e internacionais, 79% têm o conhecimento que a Inteligência Artificial faz parte do avanço da sociedade. A PwC avalia que a tecnologia contribuirá para o aumento de US$ 15,7 trilhões do PIB global até 2030. Mas não significa que os CEOs estão preparados para sentar no banco de trás de um veículo autônomo ainda. 

A maioria dos CEOs avaliam que a decisão da IA precisa ser explicável para ser confiável. Com a complexidade e o impacto das decisões baseadas em IA, abrir a “caixa preta” dos algoritmos é fundamental para a disseminação da nova tecnologia.

O impacto nos empregos também é motivo de debate. No Brasil, 56% acreditam que a tecnologia eliminará mais postos de trabalho do que criará em longo prazo, em comparação a 49% no mundo. A Europa Ocidental e América do Norte acreditam que o impacto não será grande na mão de obra.

A análise da PwC sobre 200 mil empregos em 29 países divide o efeito de eliminação de empregos em três ondas: algorítmica, ampliação e autonomia. A primeira afetará poucos empregos, talvez 3%. Em 2030, no entanto, até 30% dos empregos seriam automatizados, principalmente, tarefas administrativas e manuais.

 

Share

Tree Solution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *