TreeSPB atende todas às demandas do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro)

TreeSPB atende todas às demandas do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro)
14 out 2016

O TreeSPB é um sistema de mensageria específico para o Sistema de Pagamentos Brasileiro, que permite às instituições financeiras participar do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) realizando a troca de mensagens dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional – RSFN.

De acordo com o Analista Sênior da Tree Solution, Roger Neris, entre os diferenciais dessa solução estão a automatização dos processos na geração de mensagens obrigatórias (muito importante porque algumas têm obrigatoriedade de minutos), ser totalmente Web (pode ser acessada facilmente), variedade de bibliotecas e a realização do tráfego de todo tipo de mensagem em um leiaute, tanto do BACEN como proprietário da Tree Solution. “Essa última característica é extremamente importante porque evita muitas horas de implementação, reduzindo o custo do projeto”, afirma Neris.

Um diferencial, porque muitos bancos não têm sistema para tratar alguns grupos específicos de mensagens, é a contingência de mensagens que tem foco nos usuários e nos negócios no mercado financeiro.
Atendendo a determinação do Banco Central o TreeSPB é clusteware, garantindo redundância ao sistema para a confiabilidade das operações. “Porém, nossa solução vai além. Foi construída em conjunto com a Microsoft realizando o cluster recovery automaticamente, porque é preparada para Farm Servers e datacenters, diferente de outras ferramentas do mercado que demandam a troca do servidor na redundância. E o melhor: para o usuário isso é transparente”, ressalta o analista.

O TreeSPB tem alta performance e processamento de grandes volumes de dados, possui instrumentos de monitoramento dos processos relacionados ao SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro), administração dos saldos e é facilmente integrável aos sistemas legados das instituições financeiras.

Outros diferenciais da ferramenta:

• Processo de integração, liberação, envio e recebimento de mensagens visualizado no sistema;
• Posição dos saldos da IF obtida em telas ou pela emissão do Extrato da Reserva;
• Alertas que informam ao usuário a chegada de mensagens relevantes e condições críticas de saldo previamente parametrizadas;
• Conciliação (automática ou manual) das previsões de crédito registradas pelos sistemas legados;
• Visualização da previsão intradia do fluxo de caixa;
• Tratamento das mensagens especiais de Solicitação de 2a via de Mensagens (GEN0012) e Aviso de Disponibilidade de Arquivos (GEN0015);
• Possui o módulo PILOTO DE RESERVA que controla os saldos e o gerenciamento por parte do Banco Central, mensagens de confirmação e fluxos intradia;
• Possui o módulo SERVIDOR TRANSACIONAL que é responsável pelo gerenciamento e controle de todas as mensagens de entrada e saída do Banco Central e das Clearings.

Share

Tree Solution

Senha alterada em 29/11/17 por Solange Ducceschi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *