País ainda tem enorme caminho rumo à inovação

País ainda tem enorme caminho rumo à inovação
11 set 2019

 

De acordo com outro levantamento, o Global Innovation Index 2018, o Brasil está na 64º lugar no ranking de países inovadores. Localmente, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 100 presidentes de empresas do setor aponta que 54% dessas companhias se consideram inovadoras e 66% pretendem investir mais na área.

A pesquisa mostra que apenas 6% dos entrevistados consideram a indústria brasileira muito inovadora. Em 2015, esse percentual era de 14%. Na edição 2019, 49% dos empresários consideram que o grau de inovação no país é baixo ou muito baixo, em 2015 esse índice era de 62%.

Em relação aos fatores externos à empresa que dificultam a inovação local, os empresários apontaram em 1º lugar o custo e a falta de financiamento (28%), seguido pelo excesso de burocracia (27%) e a baixa qualificação de profissionais, 18%.

Referente ao que poderia ser feito pela própria iniciativa privada, os entrevistados reconhecem a necessidade de investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação e em novas tecnologias (19%) e se aproximar mais de universidades e centros de pesquisa, 14%.

 

Share

Tree Solution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *