Acordo entre Tree Solution e UEL está motivando alunos e professores.

Acordo entre Tree Solution e UEL está motivando alunos e professores.
19 jul 2017

Por Rodolfo Barros*

O acordo firmado entre a Tree Solution e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná, mais precisamente com o Laboratório Gaia do Departamento de Computação no final do ano passado, já rende frutos dentro da instituição. Além da vivência que os alunos estão tendo, essa parceria gerou um movimento de proatividade entre os estudantes e os professores, que fecharam outros acordos com a iniciativa privada no mesmo modelo com o que foi feito com a Tree.

Isso está ocorrendo porque os discentes envolvidos estão desenvolvendo soluções que vão para o mercado, diferente do que era feito antes com a criação de soluções que eram testadas apenas dentro da Universidade.

Esses alunos estão tendo uma rica vivência na troca de experiências com a diretoria da Tree Solution e seus técnicos, que têm anos de expertise no mercado financeiro e estão propagando seus conhecimentos à UEL.

Nesta etapa do processo, envolvemos a professora Vanessa Barros (da área de design gráfico) para nos apoiar nos desenvolvimentos. O primeiro, previsto para ser apresentado ao mercado no evento anual da Tree Solution em outubro, é um aplicativo voltado aos mercados de câmbio e comércio exterior. Serão feitas duas versões: para Android e Apple.

Os estudantes também estão estudando ferramentas de workflow, com foco em paperless, onde temos como desafio unir tecnologias e implantar o conceito de sustentabilidade nos processos no dia a dia das empresas.

E uma terceira solução também está em desenvolvimento. Será elaborado um dashboard para o Business Intelligence da Tree Solution, que está nos apoiando com seu time de especialistas no assunto.

Apesar dos alunos desse projeto estarem adquirindo experiência acadêmica em Pentaho, o grande desafio é estruturar o produto para também ser demonstrado no evento anual da Tree.

Essa parceria está proporcionando aos discentes a continuidade do conhecimento, que já está sendo transferido aos mais novos. A cidade de Londrina é famosa por ser um pólo de formação dos melhores profissionais de tecnologia do país e nosso objetivo e manter esse status.

*Rodolfo Barros é professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina e responsável pelos alunos envolvidos nos projetos/parceira da Tree Solution na instituição.

Share

Tree Solution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *